O melhor doce de abóbora

INGREDIENTES:

1kg e 1/2 de abóbora de pescoço (como a da foto);
1kg e 1/2 de açúcar;
2 xícaras de água;
1 colher (de chá) de sal;
canela em pau (é do seu gosto, coloco 6);
4 cravos;
suco de meio limão.

COMO EU FAÇO O DOCE:

– Descasque a abóbora e corte em cubos de tamanhos iguais não muito pequenos (+ ou –  4×4 cm).


– Arrume os cubos em uma panela de pressão (a minha é de 4,5 e fica duas camadas). Acrescente a a açúcar, a água, o sal, a canela, os cravos e o limão, tampe e leve ao fogo médio.

Quando a panela pegar pressão (começar a chiar/apitar) abaixe o fogo e deixe por mais 25 minutos. Após, desligue o fogo, aguarde dez minutos e abra a panela (se não tiver abrindo, alivie a pressão erguendo o pino da panela).

– Leve a panela destampada de volta ao fogo baixo por mais 1 hora e meia, mais ou menos, ou até que os pedaços estejam bem transparentes com a calda penetrada até o centro de cada cubo.

Espere esfriar completamente para trasferir da panela para o pote (de vidro de preferência), para que os pedaços não desmanchem. Transfira com uma colher de plástico de cabo longo.

DICAS

– Se a calda ficar muito espessa no final do cozimento, ferva 1/4 de xícara de água e despeje aos poucos. Não mexa a calda para não cristalizar.

– Se quiser fazer mais do que 1kg e 1/2 de abóbora use os ingredientes proporcionalmente. Precisa usar essa quantidade de açúcar mesmo para que aguente até o final do cozimento.

– Você pode comer esse doce puro, com creme de leite, com um pedaço de queijo em cima, amassado em torradas ou como recheio de uma tapioca. Dá pra usar a calda pra comer com sorvete, regar um bolo (…) Tudo fica uma delícia.